SEAT & CUPRA On Tour chega a Portugal com gama completa de SUV, modelos históricos e as estreias do futuro

A SEAT traz a iniciativa ‘SEAT & CUPRA On Tour’ a Portugal chegando a Cascais depois da bem-sucedida passagem por Oslo e Liverpool
O evento junta modelos atuais, históricos, do futuro e concepts para ensaios de condução pela imprensa ou exibição estática
Veículos como o SEAT 1200 Sport, a primeira geração do Ibiza, o SUV Tarraco, o el-Born e o eXs Kickscooter farão parte da comitiva
A CUPRA também irá participar, trazendo o concept 100% elétrico Tavascan que continua a reunir entusiastas em todo o mundo

Lisboa, 16/10/2019. A SEAT escolheu Portugal para esta etapa do seu projeto internacional SEAT & CUPRA On Tour, que reuniu os mais recentes modelos, veículos históricos e algumas das próximas novidades em Cascais. Esta série de eventos, que leva a Marca e o símbolo de elevada performance, a CUPRA, a alguns dos mais importantes mercados, ajuda a difundir o espírito “Created in Barcelona” por toda a Europa.

Tendo já passado por Oslo e Liverpool, este evento deu a oportunidade aos jornalistas de conduzirem a mais recente família de veículos da SEAT, incluindo o maior dos SUV, o Tarraco, o seu primeiro SUV, o Ateca, e o mais pequeno, o Arona, com a mais recente versão GNC, que alarga a família de veículos a gás natural da marca.

“O projeto ‘SEAT & CUPRA On Tour’ aproxima as nossas marcas e modelos dos mercados principais, enaltecendo os valores de acessibilidade da marca em toda a sua envolvente,” diz o Presidente da SEAT Luca de Meo. “Levar a comitiva a Portugal reforça a nossa determinação em evidenciar a gama, a sua abrangência, história e futuro tanto da SEAT como da CUPRA à medida que caminhamos para uma nova era de mobilidade individual e de desenvolvimento tecnológico.”

Uma história rica
O evento não abrange apenas o presente, mas também deu a oportunidade aos participantes de sentirem um pouco da riqueza da história da SEAT através de veículos como o SEAT 1200 Sport ou o SEAT 600D, disponíveis para serem conduzidos.

A introdução do SEAT 600 em 1957 é um ponto incontornável na democratização da mobilidade individual. O modelo citadino de tração traseira custava umas acessíveis 63.000 pesetas e quando a produção cessou, em 1973, tinham saído da linha de produção perto de 800.000 veículos.

O SEAT 1200 Sport não é menos importante ao marcar definitivamente a história da marca por ter sido o primeiro veículo integralmente desenvolvido pelo Centro Técnico da SEAT em Martorell. O coupé de tração dianteira, com duas portas e quatro lugares, ficou conhecido por Bocanegra, com vendas próximas das 20.000 unidades até ao final da produção em 1979.

Aquele que é, eventualmente, o mais importante modelo na história da SEAT, completa este ano o seu 35º aniversário. Oferecendo o espaço e o conforto de um modelo de gama superior no segmento dos compactos, o Ibiza vendeu mais de 1.3 milhões de unidades.

Para assinalar este fantástico sucesso, também esteve presente um SEAT Ibiza 1.5 GLX da primeira geração.

Com um motor de quatro cilindros a gasolina com 1,461cc, debitando 85CV às 5,600rpm e alcançando os 169km/h de velocidade máxima, o Ibiza é a prova do que a SEAT é capaz quando junta a sua filosofia de design com tecnologias apelativas a uma grande base de consumidores.

Com um olhar no futuro
Em conjunto com os modelos disponíveis para condução, esteve em exibição uma gama de veículos incumbida de sublinhar a visão futura de mobilidade da SEAT e CUPRA.

O Tarraco FR PHEV desvenda o início do caminho da SEAT rumo à eletrificação da gama, combinando os benefícios do motor convencional de combustão interna com um poderoso motor elétrico e pack de baterias de forma a garantir uma experiência de condução dinâmica, eficiente e envolvente.

Num degrau ainda mais elevado de eletrificação está o SEAT el-Born, o primeiro SEAT 100% elétrico assente sobre a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Um veículo que, depois do Mii electric, sublinha a dedicação da SEAT aos veículos elétricos com bateria.

O el-Born integra as mais sofisticadas funcionalidades de condução autónoma e a tecnologia de conectividade que realça a experiência de condução. A elevada densidade da bateria garante a este modelo uma autonomia de até 420 km, podendo ser recarregada em apenas 47 minutos.

CUPRA junta-se à festa
Passou apenas um ano desde o nascimento da CUPRA como marca independente, continuando a conquistar os entusiastas, o que é comprovado pelas vendas excecionais: nos primeiros quatro meses de 2019 bateu o período homólogo do ano anterior com um crescimento de 82,3% e a entrega de 7.900 unidades.

Em Portugal, a CUPRA mostrou como abraça as possibilidades de eletrificação e as perspetivas que antecipa com o concept 100% elétrico de elevada performance, o Tavascan.

O grande SUV coupé junta a dinâmica exterior, a sofisticação interior e a mais recente tecnologia de propulsão num veículo que encerra a essência da marca CUPRA, reinventada para uma nova era.

O concept Tavascan é propulsionado por dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro – garantindo uma potência total de 225kW e a capacidade de alcançar os 100km/h em apenas 6.5 segundos. Mas o Tavascan não se destaca apenas na performance em linha reta, já que tem um alcance de 450km graças ao pack de baterias de 77kWh.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*